Está grávida de 19 semanas – já só faltam 147 dias!
Por esta altura, o bebé já poderá conseguir ouvir a sua voz.
O bebé pesa cerca de 250 gramas e mede 15 centímetros da cabeça ao rabinho – mais ou menos o comprimento de uma pequena courgette. Os braços e as pernas são agora proporcionais entre si e relativamente ao resto do corpo. Os rins continuam a produzir urina e o cabelo na cabeça começa a despontar. Se for uma rapariga, os ovários têm já a quantidade estonteante de seis milhões de óvulos.
Esta é uma altura crucial para o desenvolvimento dos sentidos: o cérebro do bebé está a definir áreas especializadas para o cheiro, o paladar, a audição, a visão e o tacto. Poderá pensar que o útero é um local sossegado, mas não podia estar mais enganada: o bebé já poderá conseguir ouvir tudo o que se passa.
E o que ouve ele? Os principais sons que o rodeiam são os do sangue a correr pelos vasos sanguíneos, ruídos digestivos do estômago e a sua voz. Algumas mulheres gostam de conversar com os bebés mas, mesmo que não o faça, o bebé consegue ouvi-la quando fala com outras pessoas. Pesquisas demonstram que o bebé está a aprender a distinguir a sua voz das outras e que, em breve, esta será a sua preferida. Estudos demonstraram que, quando uma grávida fala, a frequência cardíaca do bebé diminui, o que indica que está mais descontraído. Envolva também o pai neste processo – incentive-o a falar com o bebé.
Fonte: Sapo Família
* * *
Muito bem, entre trancos e barrancos, chegamos às 19 semanas, ou seja, ao quinto mês de gestação.
Desde sexta-feira que o rapaz tem se mexido muito. Não sei quais acrobacias esse malandrinho tem feito aqui dentro, só sei que de sexta para sábado eu dormi muito mal... Já tinha ido dormir à uma da manhã e, pelas 5:30 fui fazer o meu xixizinho e já não consegui mais pegar no sono. Tinha uma sensação esquisita no estômago, como se ele estivesse a empurrar aquilo tudo para cima. Depois de meia hora rolando na cama de um lado para o outro, desisti: levantei da cama e vim para o computador jogar FarmVille! hahahaha.. ;)
O problema também foi a continuação do dia, em que sentia o estômago pegando fogo com a azia... Poxa, primeiro me dá um susto terrível, agora quer fazer eu sofrer é?!? Eu já te digo como é que é a nossa vida, mal vc ponha os pés aqui fora... :P
Enquanto isso vou começar a fazer o enxoval do piolho. Já tenho alguma coisinha, alguma comprada, alguma que foi oferecida, e hoje no final do dia vou receber algumas roupinhas que tinha encomendado pela net. Assim que as coisas se comporem melhor, vou tirar fotos para mostrar aqui no blog.
Quem estiver interessado em ajudar com o enxoval do menino, pode começar a fazer uma doação para a compra de um Ford S-Max.
Sim, o rapaz é exigente!... ;)
1 comentários:
Uauuuuuuuuuuuu! Sua barriga de frente é bem maior do que de lado!!! :)))
Quando os meninos me incomodavam à noite (enquanto dentro da barriga, claro), eu me deitava de lado com um travesseirinho apoiando a barriga. Deitar, portanto, só de lado, mas do lado direito (eu acho...). Do outro lado você comprime uma das artérias e acaba por passar mal, mesmo. Quanto às azias, o negócio é mudar alimentação- nada de coisas que provoquem muita fermentação, mas preferir bolacha de água e sal, maçã (e coisas idiotas e sem gosto), além de evitar refrigerantes. Mas tudo em doses pequenas e frequentes. Nisso, eu fiquei sem tomar café, sem refrigerante, sem jantas deliciosas, mas não engordei e foi mais fácil voltar ao peso, além de dormir bem melhor. E sem azia, claro.
O resultado, nem sei se tem relação, é que os meninos não suportavam café, nem refrigerante, nem qualquer outra coisa mais condimentada. :))) Claro que, na adolescência, eles mudaram ligeiramente. ;)
Beijocas, gravidinha!
Enviar um comentário