Está grávida de 22 semanas – já só faltam 126 dias!
Os “dentes em botão” (para os dentes de leite e definitivos) já lá estão.
O bebé tem agora o aspecto de um recém-nascido em miniatura, com 27,5 cm e cerca de 450 gramas. A pele continuará enrugada até o bebé ganhar peso suficiente para a preencher e a penugem fina (lanugo) que cobre a cabeça e o corpo é agora visível. Os olhos já se desenvolveram, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha a pigmentação.
O pâncreas, essencial para a produção hormonal, desenvolve-se igualmente a um ritmo constante. Os lábios tornam-se mais nítidos e começam a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Só deverá ver o seu primeiro dente quando o bebé tiver 4 a 7 meses de idade, a menos que seja um daqueles casos raros em que nasce já com dentes.
É mesmo verdade:
Apenas um em cada 2.000 bebés nasce com um dente.
Fonte: Sapo Família
* * *
Domingão, dia de Faustão (se eu tivesse a Globo na tv a cabo, é claro), mas não só!... Também é dia de mudar de semana! ;)
Como sempre, tenho me sentido bem, sem nenhuma reclamação em especial, para além das minhas costas que, se eu abuso um pouco, elas dão sinal de alerta.
Um bom exemplo disso foi ontem: eu e o T. já estávamos adiando o banho das gatas desde que o verão começou, mas teve que ser.
Loucura de maratona! hahahaha...
A Nikki, a minha gata mais nova, é uma escandalosa: mia desalmadamente, como se estivéssemos a arrancar o fígado dela a sangue frio, porém, fica quietinha. A Dara, a minha gata mais velha, no entanto, ficou quietinha no começo, até parecia que estava gostando do banho, mas depois deu os 5 minutos nela e ela não sossegava. Queria sair da banheira, tentando se segurar em qualquer coisa que estivesse ao alcance da pata. Isso custou-nos uma esponja de banho. hehehehe...
Agora imagina: estar abaixada na banheira, durante uma hora mais ou menos, dando banho em duas gatas mais chatinhas que um linguadinho frito, e depois ainda pegar no duro na limpeza da casa, não foi fácil... Cheguei no final do dia e acho q já devia ter aquele "andar de pato" lindo e típico das grávidas em final de gravidez, com a pequena diferença é q eu ainda vou só no 6º mês! hahahaha...
Por falar em meses de gravidez, vc sabe qual é a relação entre as semanas e os meses? Sim, pq isso não é tal e qual como no calendário que nós temos colado na porta da geladeira. Na gestação há meses com mais ou menos semanas que outros meses. O 5º mês, por exemplo, teve só três semaninhas, enquanto o 6º mês tem cinco semanas.
Agora, não me pergunte o porquê disso!... hehehehehe..
Estou curiosa em saber o que é que a minha mãe e o meu irmão me mandaram por correio. Ela tinha me mandado uma mensagem no dia 28 de Junho dizendo que tinha colocado as coisas que comprou nos correios, mas a verdade é que até sexta-feira ainda não tinha recebido nada. Espero bem que nenhum carteiro grávido tenha extraviado os presentinhos do meu piolho!!!
Terça-feira é um dia que estou esperando ansiosamente. É o dia em que eu vou na consulta da amniocentese para mostrar o resultado do exame ao médico, mas também é o dia em que eu vou fazer a ecografia (ultrassom) do segundo trimestre: a ecografia morfológica! :D
Em relação à consulta, eu não vejo muito qual a necessidade dela, uma vez que entregaram a mim o resultado em papel da amniocentese. Se ainda entregassem ao médico, fazia sentido eu ter que ir para ele poder me entregar.
Agora, em relação à ecografia morfológica, é que eu estou mesmo entusiasmada em poder ver o meu filhote de novo! :)
Segundo o site do Sapo Família, "durante a ecografia morfológica, efectuada aproximadamente às 20 semanas, o médico ou técnico de ecografia inspeccionará completamente o bebé e o útero. Irá verificar o tempo de gestação e o crescimento do bebé, os níveis de líquido amniótico, as estruturas do cérebro e do coração do bebé (e outros órgãos que já se tenham desenvolvido), para além de recolher informações básicas como o número de bebés que transporta no útero, explica o Dr. Natan Haratz-Rubenstein, director do Serviço de Ecografias Obstétricas e Ginecológicas do Long Island College Hospital, em Brooklyn, Nova Iorque. Este exame, que demora normalmente menos de uma hora, consegue detectar a maioria das anomalias nos sistemas e partes do organismo que já se tenham desenvolvido, acrescenta o Dr. Natan Haratz-Rubenstein."
Eu só tenho pena é que no Hospital Santa Maria eles não façam gravações das ecografias que realizam. Se eu quiser ter mais um vídeo do piolho, vou ter que, talvez, pedir à minha médica do centro de saúde que me passe uma credencial para eu fazer num outro lugar, ou então, pagar do bolso, o que não é muito agradável! hehehehe...
Ah!... Já estava me esquecendo! A tão prometida foto da minha Lua desnivelada! hihihihi..
Ok.. ok.. não está assim tãããão torta quanto algumas pessoas poderiam esperar, mas já é o suficiente para me deixar de bom humor logo pela manhã! :D
Ah! São fotos tiradas em dias e (principalmente) semanas diferentes. E não ligue à qualidade da imagem, as câmeras dos telefones não são assim tão boas quanto eles querem nos fazer acreditar... hehehehehe...
Beijinhos!
0 comentários:
Enviar um comentário