domingo, 18 de julho de 2010

23 semanas e a curva da glicose!



Olá! :D
Chegamos às 23 semanas muito animados. Afinal é domingo e está sol e é muito provável que eu depois dê um saltinho no ginásio para fazer hidroginástica. Depois de muito tempo sem ir ao ginásio eu comecei a ir de novo esta semana. É engraçada a sensação de não conseguir fazer todos os movimentos que antes eu estava mais que habituada a fazer, porque tenho uma barriga no meio do caminho!.. hehehehe.. ;)

Ontem de manhã estive de castigo durante quatro horas no Hospital Santa Maria. Foi dia de fazer a tão temida curva da glicose. 
Essa análise consiste em tirar sangue em jejum, depois tomar um líquido maravilhoso composto com 100g de glicose, que eu podia escolher entre os deliciosos sabores de limão ou laranja (um pior que o outro, é claro) e depois tirar sangue passado uma, duas e três horas, para avaliar como o meu organismo se comporta com tanto açúcar. 
Primeiro vamos analisar o líquido. 
O rapaz me deu o frasquinho com sabor de limão, dizendo que não era tão mal como o de laranja. Honestamente eu nem parei para saborear aquilo, porque engoli aquilo tudo de uma só vez, com medo de que aquilo voltasse a sair no meio do caminho! hahaha.. Da outra vez que eu fiz o exame, o técnico de análises clínicas tinha medido 100g de açúcar (ou frutose, sei lá) em dois copos e misturou com água. Ficou mais diluído que esse, se bem que era muito mais líquido que eu tinha que beber, mas esse tal de limão que eu bebi dessa vez era tão espesso... uhhhgg! Fazia mesmo lembrar um melaço ou um iogurte daqueles bem grossos.. baaahhhgg! 
Levei um livro, uma fralda e uma toalhinha para bordar nesse meio tempo. Deixei o livro de lado pq já tinha começado a ler no metro e a história não me cativou assim tanto. Vamos ver quanto tempo vou demorar para acabá-lo. 
Comecei por bordar a fraldinha com o desenho de um ursinho. Agora, tenta imaginar: bordar ponto cruz, sentada numa cadeira da sala de espera de um hospital. Não é muito cómodo, mesmo porque não tinha onde colocar o papel com o desenho para poder seguir. Resultado: não sei bem aonde ou como, eu devo ter errado na contagem dos pontos, e já tinha aquilo bem adiantado! Raiva!! :P Desisti da fralda e, depois de um bom tempo sem fazer nada, pq já estava mesmo ficando irritada com aquilo, peguei a fraldinha e comecei a bordar um desenho com três cachorrinhos dormindo. O que vale é que o desenho é mais fácil e o quadrilé é  muito maior que o da fraldinha, assim rende mais! hehehehe.. 
Estava sempre controlando as horas para ver se o técnico não se esquecia de mim, porque, sendo sábado e tendo menos pessoas para atender do que de dia de semana, a verdade é que ainda tinha muitas pessoas para serem atendidas. 
O T. foi me buscar quando já passavam as quatro horas de tortura e fomos lavar o carro e ir fazer compras no supermercado. Tinha me levado uma caixinha com pedaços de melancia para eu comer e um iogurte, como eu tinha pedido. Comi aquilo tudinho, apesar de começar a já perder o apetite, depois de tanto tempo sem comer e daquela quantidade louca de açúcar. 
Quando estávamos terminando de fazer as comprar no supermercado eu comecei a me sentir fraca. Não sei se eram tonturas ou se era uma quebra de tensão o que eu estava sentindo, porque não vi nada rodando à minha volta, mas sentia esquisita, com umas sensações estranhas que se estendiam pelas pernas e braços. Era como estar bêbada, sem ter bebido nada.. 
Cheguei na caixa, abri o saco do pão e comi um pãozinho. Talvez fosse o fato de não ter comigo nada salgado junto das coisas que o T. me levou que me fez sentir assim. Passado um pouco já me sentia melhor e tal.
Ainda bem que decidi fazer esse exame no sábado, porque não estava com a menor vontade de fazer isso e depois ter que ir correndo para o escritório trabalhar.  
Agora falta saber o resultado disso tudo.. :S Terça ou quarta-feira eu tenho que ligar para o hospital e me informar sobre isso. 
Entretanto já recebi a marcação para o ecocardiograma, que vai ser no final deste mês, mas não consegui entender onde é que eu vou fazer esse exame: se no Hospital Sta. Maria, se num gabinete externo do hospital. Vou me informar melhor nesta semana. 
Amanhã quero ir no centro de saúde me informar se eles dão cursos pré parto e também vou passar num infantário que tem aqui perto de casa, onde, inclusive, trabalha uma vizinha minha. Agora começou a corrida para encontrar uma creche, infantário ou ama para ficar com o baixinho quando eu voltar para o trabalho. 

Vou dando notícias, assim que possível! :*


* * *




Está grávida de 23 semanas – já só faltam 119 dias!

Dance pela casa – o bebé pode já sentir o seu corpo a mexer.



O bebé tem mais de 28 centímetros e pesa cerca de meio quilo. É possível que agora já sinta os seus movimentos, por isso ponha música divertida e dance pela casa. Independentemente da etnia do bebé, nesta fase a pele é vermelha e enrugada e será provavelmente cor-de-rosa ou avermelhada ao nascimento. Os vasos sanguíneos visíveis através da pele transparente do bebé estão na origem desta coloração. A tonalidade definitiva da pele desenvolve-se ao longo do primeiro ano.
Os vasos sanguíneos nos pulmões do bebé estão a desenvolver-se para o preparar para a respiração, mas vão ser precisos ainda muitos mais meses para completar o desenvolvimento pulmonar. Os pulmões são o último órgão a completar o desenvolvimento nos bebés. É por esse motivo que os bebés prematuros (que nascem antes das 37 semanas de gestação) têm muitas vezes dificuldade em respirar. Um bebé que nascesse esta semana poderia sobreviver com a ajuda de cuidados médicos intensivos, mas o risco de complicações graves seria muito elevado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh, meu bebe! Já no infantário???Como é bom uma vovó nessas horas... :)))

beijinhos, querida, e trate de levar bolachas de água e sal na bolsa da próxima. ;)

Ana Banana disse...

Se eu te disser q eu tinha bolachas no carro, vc acredita? hihihihi... :P

Enviar um comentário